quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tudo sobre sexo ²

Por Rose Mercatelli



Pílula sob medida
Minha amiga me indicou uma pílula anticoncepcional própria para adolescente. Mas ainda estou em dúvida se compro ou não. Será que eu também posso tomar?
C. N, 15 anos, Itaquecetuba, SP

Não sem antes passar por uma consulta médica. E isso é importantíssimo! Pílula não é balinha, lembra? É um medicamento que, entre outras finalidades, impede a gravidez. Hoje em dia, existem muitos tipos de medicamentos no mercado, com quantidades e combinações diferentes de hormônios. Por isso, o que é bom para a sua amiga nem sempre é legal para você. O único que pode indicar o remédio seguro para cada caso é o seu ginecologista, depois de saber mais sobre a sua história, analisar o seu desenvolvimento e até, quem sabe, fazer alguns exames. Como todo remédio, este pode ter suas contra-indicações. Marque já uma consulta e rapidinho saberá como evitar a gravidez sem prejudicar sua saúde. Pra quê correr riscos? E, por falar nisso, não esqueça a camisinha!
ILUSTRAÇÃO: ISAISA • FOTO: DIVULGAÇÃOGrávida antes da hora
Estou grávida de cinco meses, mas minha família ainda não sabe. Meu namorado não quis assumir, embora tivesse jurado que iria ficar comigo se isso acontecesse. Nem sei o que pode acontecer quando meus pais descobrirem...
N.B (por e-mail)

Você não é a única nessa situação. Cerca de 1 milhão de adolescentes engravidam todos os anos no Brasil. E, neste momento, o melhor a fazer é criar coragem e conversar com seus pais o mais rápido. possível. Você precisa ter apoio emocional para levar a gestação adiante com tranqüilidade. Outra coisa: é necessário começar a fazer um acompanhamento médico o quanto antes (além dos exames do prénatal) para garantir a sua saúde e a do seu bebê.
FALA, DOUTORA! 
Estou muito preocupada com a minha primeira transa.
Pri, por e-mail

“A primeira relação sexual gera muitas dúvidas: vai doer? Vai sangrar? Corro o risco de engravidar? É o momento certo? Todas essas questões são importantes e você deve estar bem tranqüila a respeito antes de decidir transar. O medo de engravidar pode ser resolvido se procurar um ginecologista para se informar sobre os métodos contraceptivos e o uso da camisinha, que protege contra a gravidez e também das doenças sexualmente transmissíveis. Uma boa conversa com o médico poderá esclarecer suas dúvidas e acabar com muitos medos sem fundamento.”
Carolina Carvalho Ambrogini é ginecologista e coordenadora do Projeto Afrodite de sexualidade feminina da UNIFESP

SOS Sexo
Para saber mais sobre herpes genital, uma doença infecciosa e altamente transmissível, entre no sitewww.abcdasaude.com.br. Nele, você terá informações sobre essa doença,como se manifesta e de que maneira pode se prevenir contra ela.
Saiba mais sobre...
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS 
O que é uma DST? Tem cura?
F.G, Belo Horizonte, MG
DST significa doença sexualmente transmissível. As mais comuns são: gonorréia, clamídia, tricomoníase, sífilis, condiloma acuminado (verruga genital), cancro mole, herpes genital, hepatite B e infecção por HIV (o vírus da Aids). Elas são ocasionadas por microorganismos que passam de um parceiro ao outro durante o ato sexual. A presença de uma DST aumenta o risco de contrair e transmitir o HIV, por causa das feridas e inflamações nas mucosas e na pele dos genitais. A maioria das DST’s tem cura, mas a medicação correta só pode ser prescrita por um médico.

By : Revista Atrevida

Nenhum comentário:

Postar um comentário